08 PASSOS PARA MELHORAR SUA PRONÚNCIA EM FRANCÊS

Já baixou seu e-book com 160 expressões idiomáticas traduzidas e gravadas? Clique abaixo e bons estudos!

Salut, comment ça va?

A gente sabe que ter uma pronúncia bonitinha em francês é primordial para a comunicação fluir certinho. Atenção: pronúncia é dizer os sons corretamente, ter sotaque é algo que nós, brasileiros, se aprendermos um idioma depois de uma certa idade, vamos com certeza ter!

Alors, sans plus attendre, vamos lá para os 08 passos para você melhorar sua pronúncia em francês!

1. Divida suas frases. Isso mesmo. Escolha algumas frases com as quais você quer praticar e se elas forem muito grandes, divida-as em pedaços menores. É assim que os cantores aprendem as músicas difíceis, então ter o áudio é essencial. Escute analiticamente e repita devagar, sem ter pressa. Se puder, grave sua pronúncia e compare com o original.

2. Não leia o roteiro. Se você tiver o roteiro das frases/texto que você estiver usando, lembre-se de que você vai trabalhar com a pronúncia e não a compreensão do texto. Você pode ler o material de antemão para entender, se quiser, mas foque seu esforço em escutar e repetir.

3. Exagere, mas exagere MUITO! Sim, você vai imitar o sotaque e a pronúncia dos franceses até parecer ridículo. Pode ser que você ache que está tirando sarro dos franceses, mas o intuito é esse mesmo: acostumar-se com a articulação do idioma e produzi-lo com tranquilidade.

4. Imite o grupo de palavras. Quando você trabalha com frases e textos você vê que muitas palavras se juntam, que as pessoas hesitam e têm características específica de entonação. Imite essa entonação, repita as pausas e perceba também quando o falante respira.

==> Conheça o “Guia de Pronúncia de Francês”!

5. Repita, repita e repita um pouco mais. Para cada frase, repita no mínimo 10 vezes, sério mesmo. Pode parecer chato, mas um pianista renomado não fez somente 10 repetições das escalas para ser fera no que faz. Repita até que pareça natural – essa repetição só vai te trazer benefícios.

6. Olhe no roteiro! Agora sim, pode olhar no roteiro, mas com somente um propósito: ver onde as palavras se ligam dentro de uma frase (ou dentro de um texto). Marque com um lápis onde elas se juntam, escute a frase e repita até que fique normal para você.

7. Não deixe que o roteiro te atrapalhe. O roteiro serve para você ver onde as palavras se ligam e não para você analisar exageradamente a frase. Foque na audição e na repetição, s’il vous plaît.

8. Domine os sons mais difíceis. Tá, imagino que você tenha dificuldade com os R’s, ou com as terminações “eur”, “euille” e outras, não é? Então, sim é possível pronunciá-las corretamente, é só ter paciência e treinar. Não deixe que esses sons joguem um balde água fria na sua pronúncia!

Bom, agora c’est à vous ! Aplique os passos acima e você vai ver que com paciência (sim, mon amour, tem que ter paciência), você vai dar aquela destravada no seu francês e vai sair falando bonitinho por aí!

On se voit!

Veja também:

==> Como entender o francês falado
==> 07 Canais do Youtube para Aprender Francês
==> Os Números de 1 a 100 em Francês (com áudio)